top of page
Buscar
  • Foto do escritorIVI

IVI organiza viagem pela região francesa com cinco séculos de tradição vidreira


O Instituto do vidro (IVI) vem até vocês, especialíssimos amigos e clientes amantes do vidro, convidar para uma viagem exclusiva pelo leste francês, onde você vai conhecer fábricas e artistas: a região das Étoiles Terrestres, as estrelas terrestres. Prepare sua agenda, consulte datas através do nosso contato (11) 96458-0038.

As inscrições estão abertas.


O passeio será pela Alsácia e Lorena, região que foi o berço da Art Nouveau, onde floresceram artistas emblemáticos do vidro como Emile Gallé (1846 – 1904), René Lalique (1860 – 1945), Jean Daum (1825 – 1885) e Louis Tiffany (1848 – 1933).

mapa da região do leste da França onde acontecerá nossa viagem


Vide abaixo tudo o que está incluso no roteiro e que você vai conhecer nessa viagem, que promete ser maravilhosa e inesquecível:


1. Alsácia e Lorena


A Alsácia é uma região marcada por tradições, savoir-faire e um rico patrimônio cultural e histórico, além de ser repleta de locais protegidos pela Unesco. São famosos os castelos, vilarejos encantadores, cidades com charme de renome mundial, uma rota do vinho especial para apreciadores de bons brancos e a atmosfera mágica de seus mercados de Natal. Vamos visitar cidades, sítios históricos, apreciar a exuberante natureza, a culinária e a produção vinícola local.



Na Lorena, visitaremos duas de suas cidades mais conhecidas: Nancy, com a imponente Place Stanislas e seus edifícios Art Nouveau; e Metz, com mais de dois mil anos de história, imponente catedral neogótica, o ultra-moderno Centre Pompidou-Metz e as casas de pedra em tons de ocre. Estaremos entre as montanhas de Vosges e Verdun, conhecidas como campos de batalha durante a Primeira Guerra Mundial, salpicadas de papoulas. Entre as muitas atrações gastronômicas, você irá apreciar bergamottes, mirabelles e a Quiche Lorraine.



2. Art Nouveau

O movimento Art Nouveau é o desdobramento francês do movimento Arts and Crafts da Inglaterra, que clamava aos produtores locais dedicarem-se à produção artesanal, numa contracorrente da tendência industrial. Para os artistas do Arts and Crafts, o braço não devia mais ser separado da cabeça, resgatando-se o humano como um ser inteiro, o indivíduo artesanal.



Assim, entre o final do século XIX e o início do século XX, floresceu nessa região uma rica cena cultural e artística que abraçou todos os campos das artes, da literatura à arquitetura, nas artes aplicadas e decorativas. O vidro brilhou especialmente nesse período, com uma das mais belas produções já vistas, dando origem à escola clássica do vidro.


Abajur Daum

Taça Gallé

Visitaremos cinco polos significativos: o Museu Lalique, o Museu do Cristal de Saint Louis, o Centro Vidreiro de Meisenthal, o Museu Baccarat e o museu da École de Nancy.



3. Museu Lalique


O belo edifício do museu exibe as múltiplas facetas do trabalho de René Lalique, que vai de joias a decoração, incluindo os famosos frascos de perfume e muita Art Déco. Para fazer seus vasos, tampas de radiadores e estatuetas, Lalique inspirava-se sobretudo no corpo feminino, em animais selvagens e na flora. A produção atual também merece destaque, com uma homenagem aos trabalhadores que perpetuam o savoir-faire e colocam suas habilidades e conhecimentos a serviço da criação.


Visita guiada com guia exclusivo ICOM.

https://www.musee-lalique.com/

https://www.lalique.com/fr/la-maison-lalique/style-savoir-faire



4. Museu do cristal Saint Louis - La Grande Place

Instalada em um salão impressionante com vários andares, audácia arquitetônica projetada pela agência Lipsky + Rollet, a coleção St Louis conta com mais de 2 mil objetos.


Já na entrada, um dispositivo lúdico permite apreciar as especificidades do cristal em comparação com o vidro comum. Uma série de vídeos ilustram vividamente as habilidades expostas no museu.



Visita guiada da manufatura e da coleção por conta do museu.

https://www.saint-louis.com/fr/musee/la-grande-place.html



5. Centro Vidreiro de Meisenthal

Instalado em uma antiga fábrica vidreira inaugurada em 1704, este centro cultural é prova da resistência e da capacidade de renovação dos apaixonados pelo vidro. Aqui poderemos assistir à produção vidreira dos sopradores, enquanto estes trabalham com seus métodos ancestrais, a partir de uma plataforma com vista para a fábrica. É bem aqui também que nascem as mais incríveis bolas de Natal.

Visita guiada ao museu, incluindo exposição, ferramentas, demonstração de sopro, filmes.


http://site-verrier-meisenthal.fr



6. Museu Baccarat

Projetado como uma casa de colecionador e instalado na antiga casa do gerente de fábrica da marca, este museu é um showroom da lendária história da excelência da Baccarat. Encontraremos aqui uma seleção especiais dos principais artigos dessa cristaleria francesa, que fica ao lado da fábrica onde as peças são produzidas. Visita guiada em inglês.



https://www.baccarat.fr/fr/musees/



7. Museu da Escola de Nancy

Visita ao museu da escola de Nancy, onde estiveram Tiffany, Daum e Gallé. Na aurora do século XX e com o impulso decisivo de vários artistas, arquitetos e colaboradores, o estilo Art Nouveau floresceu em todos os domínios criativos e técnicos e alcançou uma popularidade internacional excepcional, que perdura até hoje.

Em Nancy, o estilo Art Nouveau leva o nome da École de Nancy, também conhecida como "Aliança Provincial das Indústrias de Arte". Emile Gallé é uma de suas figuras mais emblemáticas. Esculturas de vidro, vitrais, cerâmica, móveis, couro, ferro, decoração e tantos outros meios de expressão artísticos fizeram parte deste vasto movimento que renovou as artes decorativas e marca a cidade de Nancy até hoje.


http://www.ecole-de-nancy.com/web/index.php?page=presentation-men



ROTEIRO de sete dias



bairro La Petite France, Estrasburgo

1/7 Estrasburgo

Capital Europeia e maior cidade da Alsácia, tem muito charme e herança histórica. Visitaremos a área conhecida como “Grande Ilha” (Patrimônio da Humanidade pela Unesco) e, é claro, a catedral, de arquitetura impressionante. Faz parte do roteiro também um passeio pelo bairro de Petit France, com suas casas coloridas em estilo enxaimel franco-alemão, pelas pontes cobertas e pela Maison Kammerzell, em estilo gótico.

» Dia1, domingo, 7/4/2019 – STRASBURG – LA PETITE PIERRE – WINGEN SUR MODER – LA PETITE PIERRE

Incluso: guia local, tarifas de entrada, quarto e café da manhã, city tax.



Place Stanislas, Nancy

2/7 Nancy

Conhecida pela Place Stanislas, listada como patrimônio mundial pela Unesco, a cidade também exibe arquitetura do período medieval. Nancy é o berço histórico do "Art Nouveau", estilo que pode ser observado em muitos edifícios. Outros monumentos históricos que valem a visita fazem parte do roteiro.

» Dia 2, segunda, 8/4/2019 – LA PETITE PIERRE – SAINT LOUIS LES BITCHE – MEISENTHAL - LA PETITE PIERRE

Incluso: guia local, tarifas de entrada, quarto e café da manhã, city tax.



Obernai durante o inverno

3/7 Obernai

Pequena cidade medieval murada com uma atmosfera toda especial, rodeada por vinhedos além dos limites da muralha. Torres fortificadas, casas em enxaimel e ruas estreitas criam um cenário pitoresco, perfeito para passeios a pé. Este é também o lendário local de nascimento de St. Odile, cujo mosteiro está a poucos metros de distância.

» Dia 3, terça, 9/4/2019 – LA PETITE PIERRE – BACCARAT – NANCY – LA PETITE PIERRE

Incluso: tarifas de entrada, guia local, quarto e café da manhã, city tax.



4/7 Rota do vinho

Descubra uma das mais pitorescas rotas de vinho do mundo pelos vilarejos e paisagens de vinhas que fazem a fama da Alsácia, com tudo o que um passeio assim merece: vinhedos, castelos e o charme das casas de enxaimel, tudo regado a deliciosos vinhos brancos. Nesse itinerário, visitaremos colinas ondulantes cobertas de fileiras de parreiras e aldeias pitorescas, com suas ruas estreitas e casas decoradas com flores na janela.

» Dia 4, quarta, 10/4/2019 – LA PETITE PIERRE – STRASBOURG – LA PETITE PIERRE

Incluso: guia local, quarto e café da manhã, city tax.



5/7 Visita a oficina de oleiro com demonstração

Os ceramistas da cidade de Soufflenheim fabricavam cerâmica desde o período renascentista. Em tons de ocre, musgo ou sépia, os itens produzidos aqui são muitos e variados, desde as formas tdo tipo “Baeckeoffe” ou “Kouglof” até jarros e outras utilidades domésticas cheias de charme.

» Dia 5, quinta, 11/4/2019 – LA PETITE PIERRE – SOUFFLENHEIM – CLEEBOURG – LA PETITE PIERRE

Incluso: guia local, visita comentada, degustação de vinho, quarto e café da manhã, city tax.



6/7 Visita à adega de Cleebourg e degustação de vinhos

Descubriremos a arte notável do viticultor, os diferentes tipos de solo e a especificidade dos vinhos alsacianos, para então encerrar a visita com uma degustação de quatro dos melhores vinhos.

» Dia 6, sexta, 12/5/2019 – LA PETITE PIERRE – STRASBOURG – OBERNAI – WINE ROAD – LA PETITE PIERRE

Incluso: guia local, quarto e café da manhã, city tax.



Monte St Odile

7/7 Mont Sainte Odile

Fundado por St. Odile a 763m de altura, o convento de Hohenbourg - hoje em dia mais conhecido como Monte Sainte-Odile - é um importante local de peregrinação católica na Alsácia. Desfrutaremos de uma bela vista panorâmica da planície alsaciana e visitaremos no local a tumba de St. Odile, a Capela das Lágrimas e a Capela dos Anjos, também chamada de Primavera Milagrosa.

» Dia 7, sábado, 12/5/2019 – LA PETITE PIERRE – STRASBOURG



Acomodações

Hôtel SPA Au Lion d'Or, ***

Hospedagem que inclui: quarto, café da manhã e city tax

La Petite Pierre, FRANCE

https://www.liondor.com/


a entrada do Hotel Au Lion d'Or


Inscreva-se!

Valores:

1 255 EUROS por pessoa em quarto duplo


Envie um e-mail para contato@ivi.org.br ou ligue para 11 3666 3647 para maiores informações e inscrições.

126 visualizações0 comentário
bottom of page